Meus pensamentos, meus sentimentos, minha culpa!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Comer e colocar o talher na boca e novamente da vasilha estraga a comida?

Quem nunca ouviu sua mãe reclamar das vezes que tentava beliscar a comida e colocava o talher na boca e de volta na vasilha? 
Provavelmente ela dizia: “Vai azedar a comida!”
Mas será que azeda mesmo?
Algumas pessoas acreditam que azeda mesmo o alimento. A saliva se mistura na comida e dependendo do produto e se não for consumido no momento, estraga com facilidade.
Benício Setti, formado no curso do SENAC em Bistrô, disse que sua esposa sempre reclama quando ele e seus filhos provam o pudim de leite condensado. A clássica reclamação é quando é compartilhado o doce de leite.Ele acredita que realmente os alimentos podem estragar, principalmente, se colocar o talher várias vezes na boca e na vasilha.
“Minha mãe sempre reclamava, mas acho que é para evitar que eu beliscasse a comida antes do almoço” – Disse a Claudia Andrade.Ela é pensionista e ama culinária, mas tem certeza que não estraga a comida, apenas deixa a comida com bactéria. 
E é verdade! Realmente não estraga a comida. 
Na boca, na narina, nas mãos e na saliva, é encontrada uma bactéria chamada Staphylococcus Aureus, que pode causar intoxicação alimentar. Geralmente de início abrupto e violento, com náusea, vômitos e cólicas, prostração, pressão baixa e temperatura subnormal. Alterações na freqüência cardíaca podem também ser observadas. A recuperação ocorre em torno de dois dias, porém, alguns casos podem levar mais tempo ou exigir hospitalização. A morte é rara; contudo, pode ocorrer em crianças, idosos e indivíduos debilitados. 
Para a nutricionista Carla Machado de Souza, o fato de pôr o talher na boca e depois no alimento, não estraga a comida. Causa uma contaminação com a bactéria Staphylococcus Aureus no alimento que será ingerido por outras pessoas. 
Caso o alimento esteja aquecido a 60 Graus, esse rico diminui, pois o aquecimento mata a bactéria. Segundo a Dr.ª Carla, não existe nenhum artigo que comprove que esse ato de pôr a colher na boca e no alimento pode estragar a comida, devido a isso, não é comprovado esse ato. 
Então pode continuar beliscando a comida da mamãe que não estraga não! 

10 comentários:

  1. não estraga, mas pode causa intoxicação alimentar.
    skoakpskaoskpak bem pior né amiga!?
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é!! É sempre bom saber a verdade!! Quando sua mãe gritar que vai estragar a comida, você já terá argumentos e responderá com toda convicção que só poderá causar intoxicação alimentar huhauahuahuahahua

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tem fonte sim... Carla Machado de Souza

    ResponderExcluir
  5. eu faço nutrição, e olha ESTRAGA SIM,

    ResponderExcluir
  6. Leeh! é óbvio que toda comida estraga!
    Mas apenas pelo fato de colocar a colher com saliva, não estraga não! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu acho engracado certos tipos de pessoas, se vai dar palpites contra pra que ler???? Pra que ficar enfiando o narigao na onde nao foi chamado???

    ResponderExcluir
  8. Está enganada a pessoa que escreveu o artigo. O que azeda a comida é a enzima contida na saliva e não as bactérias. Estude melhor antes de fazer posts.

    ResponderExcluir